Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pesca Tradicional da Lampreia no Rio Lima, Homenagem a 1 Amigo

Para homenagear um amigo, que se foi ainda a meio da sua vida terrena, fui ao meu baú de fotografia. (Fotos de 18 de Março '07)


Aqui podemos ver como se pesca a lampreia (Petromyzon marinus), que serve de base para muitos dos pratos tipícos do cozinha minhota... O problema é que já são poucos os profissionais que pescam assim... a espécie poderá estar ameaçada como no Rio Tejo, onde foram exploradas até à exaustão...
Esta pesca tradicional foi gravada em documentário por um canal da vizinha Galiza, onde este amigo participou onde a minha propriedade e o "nosso" rio foram o cenário... Nunca o cheguei a ver...







Um abraço amigo para quem me ensinou muito sobre o rio desde a minha infância... e adorava o Rio Lima acima de tudo, pois passou lá grande parte da sua vida... Até sempre... ainda sentiremos a brisa do rio um dia... Armando Dantas... o "Pilo"...

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado nao tenho palavras. filho

Anónimo disse...

Queria também aqui deixar a minha homenagem ao grande pescador e excelente pessoa que foi o "pilo".

Ass.: Jorge (neto do Carteta)