Um paraíso perdido no meio de uma área de eucaliptal, ardida recentemente, já no Maciço Antigo, onde, ao contrário da Orla Lusitânica, dominam os granitos e xistos. (PS: em termos morfoestruturais o território continental está divido em 4 grandes áreas, o Maciço Antigo, as duas Orlas (a Ocidental ou Lusitânica e a Algarvia - bacias sedimentares antigas - calcários e margas) e a Bacia Sedimentar do Tejo-Sado (mais recente) - areias.)
No fundo de um vale mais ou menos encaixado encontra-se um, aparentemente bem preservado e adulto, bosque de galeria de amieiros (Alnus glutinosa (L.) Gaertner), choupos (Populus nigra L.) e freixos (Fraxinus angustifolia Vahl. , e também loureiros (Laurus nobilis L.), ladeado aqui e ali por carvalhos-cerquinho (Quercus faginea Lam. subsp. broteroi (Coutinho) e carvalhos-negral (Quercus pyrenaica Willd.)
No subosque encontramos grandes arbustos (ou pequenas arboretas) o sabugueiro (Sambucus nigra L., sanguinho-de-água (Frangula alnus Mill.), o pilriteiro (Crataegus monogyna Jacq.), o medronheiro (Arbutus unedo L.), as urzes (Erica sp.) mas também a gilbardeira (Ruscus aculeatus L.) e 2 ou 3 espécies de fetos (feto-real, Osmunda sp...) e a murta (Myrtus communis L.) entre outros...
3 comentários:
Graaaaaande Esteban,
espectaculares fotos da Ribeira de Alge. Apenas havia ouvido falar da foz desse curso de água, na embocadura do Zêzere represado ( Cabril?). Houve aí até ao início do século XIX uma fundição de canhões, da qual ainda se podem apreciar algumas ruínas quando a albufeira está a baixa capacidade. Um outro percurso interessante seria a descida do Nabão, ao longo de formações cársicas maravilhosas.
Pois eu não conheço a foz desta ribeira, mas há 15 dias voltei novamente lá para fazer quase todo o percurso deste curso de água no Concelho de Alvaiázere... até a um ponte interessante (de um só arco)na localidade com o mesmo nome - Ribeira de Alge...
Mas pode ser que o meu estudo me leve a lá e também ao Nabão...
Também conheço a ribeira de Alge, sou da freguesia de Maçãs D. Maria.
Enviar um comentário