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terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Uma das principais razões para não se perder a oportunidade de se reconstruir a espinha dorsal da rede ferroviária nacional

Uma das principais razões para "não perdermos o comboio" é o apoio que a União Europeia disponibiliza especificamente para a Rede Transeuropeia de Transportes. Veja-se os milhões já disponibilizados: http://www.rave.pt/tabid/232/ItemID/313/View/Details/Default.aspx
A famosa crise (só para os do costume) não pode ser desculpa para perdemos esta oportunidade, Portugal precisa de uma rede de caminho de ferro competitiva, ligada à rede europeia.
Infelizmente nem todas as opções são as melhores, e é contra essas que devemos lutar para as melhorar-mos. P.e. Alta Velocidade 300/350km/h Lisboa-Porto faz sentido? Ainda para mais com todas as estações intermédias previstas? Os milhões que se terão de investir a mais, na faixa de território nacional mais densamente povoado, compensará o ganho de tempo? (O famoso 1/4 de hora mal interpretado por muitos!). Do meu ponto de vista uma linha semelhante à do Porto/Vigo em Velocidade Elevada (250km/h) seria suficiente e o restante dinheiro poderia servir para recuperar linhas convencionais completamente moribundas em áreas densamente povoadas - caso da linha do Oeste e arredores, p.e.!
Outros casos têm a ver com as opções de traçado, p.e. Lisboa-Madrid que na área raiana esventra um reconhecido e limitado habitat da Rede Natura 2000... nem sei como isso ficou!


Renegar a Alta Velocidade só "porque sim" ou porque "é muito caro e ninguém vai andar nele" são desculpas sem consistência alguma. Se fosse assim muitos dos investimentos realizados não sairiam do plano das ideias de certos iluminados. Se tomarmos o exemplo do serviço Alfa Pendular Porto-Lisboa, de resto semelhante ao que viremos a ter na ligação Porto-Vigo, os números dizem o contrário... Considero que os preços têm vindo a agravar-se, mas o certo é que os comboios estão "sempre cheios". Um bom serviço de transportes que ofereça pontualidade, segurança e conforto tem caminho aberto para ter uma boa procura. Se se pretender ter um serviço medíocre a mau, como o que existe actualmente na linha do Minho, de Nine para Norte, é óbvio que a procura não será muita...
Penso que quando se aposta em qualidade, em qualquer "negócio" os dividendos mais tarde ou mais cedo chegarão... em termos ambientais sem dúvida alguma o comboio é um bom investimento, desde que sejam bem ponderados os seus traçados... a ver vamos!


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